Muitas vezes, os problemas urinários dos gatos prolongam-se por toda a vida e requerem cuidados vitalícios. Muitos destes problemas podem ser desencadeados pelo stress ou por diversos fatores ambientais, criando uma barreira entre os gatos e os seus tutores. Felizmente, os alimentos para a saúde urinária dos gatos podem desempenhar um papel importante no maneio destes problemas, ajudando a reduzir o risco de acidentes urinários futuros e a favorecer o uso novamente da caixa de areia.
Como parte de um plano de cuidados abrangente, que inclui a criação de um ambiente doméstico calmo, os alimentos para a saúde urinária dos gatos podem ajudar o seu companheiro a regressar à sua vida quotidiana com a sua família.
Urinar fora da caixa de areia é muitas vezes interpretado como uma questão comportamental e não como um problema médico, pelo que este e outros problemas urinários figuram entre os mais incompreendidos. Infelizmente, estes problemas podem afetar negativamente a relação de carinho entre os tutores e os seus gatos. É por isso que é importante identificar os sinais de problemas urinários do seu gato, para que possa tomar decisões informadas sobre a sua saúde urinária.
Os problemas urinários do seu gato são stressantes para si e para o seu animal de companhia. Tendo em conta que os gatos tendem a sofrer em silêncio com os seus problemas urinários, poderá passar algum tempo até que alguém se aperceba e o problema seja diagnosticado. Eis alguns sinais a que deve estar atento se suspeitar que o seu gato pode sofrer de um distúrbio urinário.
Se o seu gato adulto tem acidentes frequentes ou urina em locais incomuns, pode ser sinal de vários problemas urinários comuns, que normalmente podem ser resolvidos com a ajuda do seu veterinário.
Se o seu gato tem dificuldades em urinar ou vocaliza sons de dor e desconforto quando está na caixa de areia, peça auxílio ao seu veterinário com urgência. Este pode ser um sinal de uma cistite idiopática felina (CIF), cálculos na bexiga ou mesmo de tampões uretrais.
Marque uma consulta com o seu veterinário se observar a presença de sangue na urina ou na caixa de areia do seu gato. A presença de sangue na urina de um gato é um sinal grave que pode estar relacionado com CIF, cálculos na bexiga ou com a existência de um tampão uretral, situações que necessitam de tratamento urgente.
Se o seu gato urina pequenas quantidades e passa mais tempo na caixa de areia do que o normal, informe imediatamente o seu veterinário acerca do que o está a preocupar. Pode tratar-se de um caso de obstrução uretral, que é uma emergência médica.
Stress may be a factor. Take our quiz to find out if stress could be affecting your cat.
O problema urinário mais comum nos gatos é a cistite idiopática felina (CIF), cujo diagnóstico é frequentemente realizado por exclusão de outras doenças possíveis. Embora a causa da CIF seja desconhecida, acredita-se que o stress constitui um fator importante.
E porque os sinais de CIF (como urinar fora da caixa de areia) se repetem frequentemente ao longo da vida de um gato, a gestão desta doença requer cuidados ao longo da vida.
Os cálculos de estruvite e oxalato de cálcio são os tipos de cálculos mais comuns no trato urinário que podem provocar dor e outros problemas ao seu gato.
Para os gatos propensos ao desenvolvimento de cálculos, os veterinários poderão recomendar uma maior ingestão de água e nutrição terapêutica para dissolver os cálculos atuais e ajudar a reduzir a probabilidade de formação de cálculos no futuro.
A uretra é um tubo que permite a passagem da urina da bexiga para fora do organismo. Quando os cristais de estruvite na urina do seu gato agregam-se a muco, formam um tampão uretral.
Se o seu gato demonstrar sinais de dor ou se deslocar frequentemente à caixa de areia e apenas urinar pequenas quantidades, obstrução uretral pode ser a causa. Contacte imediatamente o seu veterinário, uma vez que esta condição é urgente e pode ser fatal se não for tratada.
Quando se trata de problemas urinários, não existe uma solução única capaz de resolver todos. Por esse motivo, a ajuda de um veterinário é importante para determinar a melhor forma de responder às necessidades únicas do seu gato.
Por norma, os gatos diagnosticados com problemas urinários podem beneficiar de uma abordagem diversificada, que pode consistir numa combinação de diversos elementos, desde alimentos específicos para a saúde do trato urinário dos gatos, à medicação ou até mesmo à cirurgia, se necessário. Mas lembre-se, mesmo com o melhor tratamento, alguns gatos podem apresentar sinais recorrentes ou episódios periódicos.
Na maioria dos problemas urinários em gatos, a nutrição é o tratamento médico mais frequente, pois ajuda a reduzir o risco de episódios futuros. Os alimentos direcionados à saúde urinária dos gatos irão regular a ingestão de determinados minerais, como o cálcio, o fósforo e o magnésio, que podem conduzir à formação de cristais na urina. Inclusivamente, alguns alimentos são formulados para ajudar os animais de companhia com propensão ao stress a não desenvolver problemas urinários.
Os casos em que fatores ambientais causam problemas urinários não são raros. Pode ajudar um gato em stress tornando o seu ambiente familiar mais calmo, disponibilizando um poste arranhador e um espaço vertical para trepar ou simplesmente oferecer-lhe mais amor e carinho.
Dependendo das necessidades específicas do seu gato, o veterinário poderá prescrever medicação para ajudar o seu melhor amigo a ultrapassar um episódio agudo. Normalmente, esta medicação tem como objetivo ajudar o seu gato a gerir a dor associada ao seu problema, ao mesmo tempo que o tutor lhe oferece a nutrição adequada e um ambiente calmo.
O controlo dos problemas urinários em gatos é frequentemente difícil, pelo que ainda estão ser realizados diversos estudos sobre estes problemas de saúde complicados. Para obter mais informações sobre o problema do seu gato, e para lhe providenciar o melhor cuidado possível ao longo da sua vida, consulte estes recursos úteis elaborados pela nossa equipa de veterinários.
References:
1Lekcharoensuk C, Osborne CA, Lulich JP. Epidemiologic study of risk factors for lower urinary tract diseases in cats. J Am Vet Med Assoc. 2001;218(9):1429-1435.