Se um gato vomitar frequentemente, tiver diarreia, pele irritada, o pelo em mau estado ou perda de pelo, pode ter uma alergia alimentar. Os sinais mais comuns são problemas digestivos ou irritação cutânea. Estes sinais podem ser de longa duração ou recorrentes e devem ser indicados ao veterinário.
O gato pode reagir a determinados elementos no ambiente, como plantas, pólen, bolor ou picadas de insetos. A remoção do alergénio em conjunto com uma abordagem multimodal pode ajudar a reduzir as reações adversas a alergias ambientais em gatos.
Os gatos podem apresentar reações a determinados ingredientes, que o veterinário pode identificar através da realização de uma dieta de eliminação. Uma dieta de eliminação consiste no processo de encontrar e remover o ingrediente que está a causar os problemas digestivos ou cutâneos. Felizmente, as alergias alimentares são raras em gatos.
O maneio das alergias em gatos pode ser um processo desafiante e o primeiro passo é consultar o veterinário. O veterinário ajudará a encontrar a combinação adequada de nutrição, medicação e/ou produtos de aplicação tópica para o seu gato.
Deve fazer algumas perguntas ao veterinário sobre o alimento para gato que melhor se adequa às alergias alimentares. Pergunte sobre um alimento terapêutico para gato com uma proteína inovadora ou proteína hidrolisada com pouca probabilidade de causar reações.