Imagem de um cão

O Halloween pode ser uma das melhores noites do ano para as crianças, mas verdadeiramente assustadora para o seu cão. Seguem-se algumas dicas para assegurar que todos os membros da família, incluindo os cães, vivam o Halloween com diversão e segurança.

A campainha da porta deixa o seu cão louco?

Os cães podem ficar facilmente nervosos, agitados ou assustados quando a campainha toca, pelo que a constante presença de pessoas vestidas de forma estranha e que estão sempre a tocar à campainha pode ser uma experiência stressante para o seu cão. Além disso, também irrita alguns adultos! Mantenha o seu cão confinado a uma área da casa tão grande quanto possível, sem acesso à porta principal. Deste modo, o cão pode escolher onde pretende estar e esconder-se caso seja preciso. Se o seu cão ladrar muito, mantê-lo longe da porta principal também impedirá que assuste as crianças.

As novas campainhas inteligentes permitem desligar o som durante um período de tempo. Se souber que pode ser uma experiência stressante para o cão, considere tirar o som da campainha e deixar um aviso para não baterem à porta.

Limite o stress planeando com antecedência

Provavelmente, o melhor é não passeá-lo nos momentos de maior agitação. Como referido, os disfarces e as máscaras podem causar muito stress no seu cão. O cão é muito bom a ler as expressões humanas, pelo que quando o rosto está tapado ou alterado, pode ter uma reação de medo. Além disso, pode provocar também comportamentos indesejáveis e invulgares, como ladrar e rosnar.

Leve o cão a passear mais cedo ou entretenha-o com atividades no interior ou no jardim, em vez de o levar a passear nos momentos que o Halloween está em pleno. Se oferecer alimento seco ao seu cão, considere distribuir o alimento pelo jardim ou pela casa, estimulando-o a usar o olfato e o cérebro para procurar o alimento. Este tipo de enriquecimento pode ser muito compensatório e substituir o passeio noturno habitual.

Se decidir levar o cão a passear à noite, quando as ruas estão cheias de pessoas, use uma trela ou um arnês resistentes, e tenha cuidado quando estiver perto de crianças e adultos desconhecidos. Tente manter a distância relativamente a grandes grupos de crianças disfarçadas e a estradas movimentadas, onde um cão assustado e stressado poderá correr riscos. Um cão assustado pode tentar fugir ou até afugentar pessoas com as quais não está familiarizado, por isso, mesmo que conheça bem o seu cão, tenha muito cuidado.

Melhores práticas para todos os eventos sazonais

Certifique-se de que o seu cão usa uma chapa de identificação com o seu nome e número de telefone para o caso de se perder. A colocação de um microchip é a forma mais segura de garantir que reencontra o seu cão se o mesmo se perder. NÃO vista o seu cão com disfarces no Halloween, ou em qualquer altura do ano. Pode parecer divertido para as pessoas, mas para muitos animais é simplesmente stressante, limitador e desconfortável.

Por último, mantenha os doces e chocolates fora do alcance do seu cão. O chocolate é muito tóxico para os cães e por muito pequena que seja a quantidade consumida, pode causar convulsões, tremores nos músculos, vómitos e, em quantidades maiores, até morte. O adoçante artificial xilitol encontra-se em muitos doces, e é também altamente tóxico para os cães. Causa a descida do nível de açúcar no sangue (hipoglicemia), convulsões e insuficiência do fígado. Ofereça-lhe simplesmente biscoitos para cão e verá que o seu animal de companhia fica feliz.

Estas dicas simples ajudarão a manter o seu cão seguro, saudável e longe dos sustos neste Halloween.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS

Hills Author Hills Author
Autor da equipe

Um dos nossos autores preparou este artigo para si