Os cães que não estão satisfeitos com o tempo que passam no exterior, talvez porque a família tenha mesmo de ficar em casa, não se sentem estimulados e é muito provável que se sintam presos. Subitamente, começam a manifestar comportamentos estranhos: ladrar ao menor ruído, roer sapatos e até destruir o mobiliário. Soa familiar?

Passar menos tempo no exterior pode ser difícil para um animal enérgico, mas o exercício no interior é uma excelente forma do ajudar a despender energia e impedir que fique aborrecido. Experimente estes 10 exercícios para paticar no interior para manter o seu cão ativo e bem disposto.

1. Brinquedos interativos tipo puzzle

Use o instinto natural de busca do seu cão a seu favor com um brinquedo tipo puzzle. Estes brinquedos permitem-lhe esconder alimento ou biscoitos e têm de ser manipulados pelo seu cão para os libertar. Além de serem excelentes para combater o tédio, estes brinquedos estimulam a mente do seu cão. Pode adquirir comedouros tipo puzzle com diferentes níveis de dificuldade. Se o seu cão for particularmente habilidoso ou aprender rapidamente, pode aumentar o nível de dificuldade para manter o interesse. Há imensas opções que pode fazer em casa utilizando sacos de papel, rolos de papel higiénico vazios e caixas de ovos usadas - basta uma rápida pesquisa na internet para obter imensas ideias para experimentar.

2. Treino

De acordo com a Dogs Trust, os jogos de treino, utilizando reforço positivo, são uma excelente forma de criar laços com o seu cão e aumentar a confiança, e a atividade mental pode ser tão boa quanto a atividade física para despender energia no interior. É recomendável ensinar truques divertidos ao seu cão, como "dar mais cinco", "patas ao ar" e "arrumar os brinquedos".

3. Escondidas

Jogar às escondidas é uma das melhores ideias para se exercitar com o seu cão no interior. Além de ambos se divertirem, é também uma excelente oportunidade de estimular o cérebro e a memória do seu cão.

Leve o seu cão para uma divisão da casa e diga-lhe para se sentar e ficar. Saia da divisão e esconda-se. Quando se esconder, chame pelo seu cão para que venha ao seu encontro. Quando isso acontecer, recompense-o com muitos elogios e festinhas. Se o seu cão não conseguir conter o entusiasmo, a Blue Cross sugere pedir a uma segunda pessoa que mantenha o seu cão noutra divisão enquanto se esconde.

4. Socialização

Crie oportunidades para o seu cão socializar com outras pessoas e outros cães. Pode combinar uma saída com cães de amigos ou familiares. Ou ir a uma loja de animais e percorrer os corredores, deixando que o seu cão explore o espaço e escolha um brinquedo. Também pode marcar uma sessão de cuidado, para que o seu cão passe tempo com outros cães sob o olhar atento de um especialista em cuidado animal.

5. Escadas

As escadas são uma excelente fonte de exercício no interior para os cães, especialmente se o seu cão precisar de gastar energia rapidamente. Para um treino duplo, podem subir ou descer as escadas, a caminhar ou a correr. Certifique-se de que as escadas e a área circundante estão desimpedidas, para não correrem o perigo de tropeçar ou escorregar. Além disso, é preciso ter cuidado se o seu cão for um dachshund ou de outra raça com um dorso longo e patas curtas, tal como recomenda o Dachshund Breed Council, uma vez que atividades como subir escadas podem exercer tensão excessiva na coluna vertebral. Há que ter também muito cuidado para não pisá-lo e evitar ferimentos para ambos.

Um terrier a jogar ao puxa com uma corda colorida.

6. Jogar ao "puxa"

Para alguns cães, jogar ao "puxa" é uma excelente forma de gastar energia e reforçar os laços com o tutor. Deixe o seu cão ganhar algumas vezes, como sugere a Dogs Trust. Lembre-se também que jogar ao "puxa" não é o jogo ideal para todos os cães. Se o seu cão tiver tendência para ficar estimulado rapidamente, apresentar fatores de risco como a predisposição genética para desenvolver lesões no pescoço ou na coluna vertebral, ou tiver tendência para guardar objetos, deve evitar esta opção. Uma excelente alternativa é um "flirt pole", em que o cão tem de largar o brinquedo para continuar o jogo.

7. Perseguir bolas de sabão

Lembra-se como se divertia em criança a perseguir bolas de sabão? Os cães também costumam adorar esta brincadeira simples, por isso podem divertir-se juntos! Pode fazer as bolas de sabão com um brinquedo de criança ou usar uma máquina de bolas de sabão para se divertir com o seu cão. Use bolas de sabão que não prejudiquem o seu cão, uma vez que os cães costumam gostar de as morder e os ingredientes nas bolas de sabão infantis podem não ser seguros para o consumo.

8. Jogar ao "busca" no interior

É possível que não queira ver o seu cão a correr atrás de bolas e paus pela casa! Mesmo assim, pode jogar ao "busca" numa versão modificada com biscoitos ou brinquedos. Experimente jogar num longo corredor e mantenha os objetos frágeis guardados. Mostre o biscoito ou o brinquedo ao seu cão na sua mão e atire-o para o fundo do corredor para que o vá buscar. Se tiver espaço, pode criar uma pista de obstáculos! Evite brincar em superfícies com pouca tração para evitar que o seu cão se lesione, sendo que os pisos com carpetes ou tapetes pesados são a melhor opção.

9. Rotação de brinquedos

Tal como os seres humanos, os cães podem aborrecer-se das mesmas atividades e dos mesmos brinquedos todos os dias. Combata o tédio rodando semanalmente a seleção de brinquedos, para que sintam sempre que têm algo novo e interessante para brincar. Pode também deixar o seu cão escolher os brinquedos para brincar durante a semana.

10. Passadeira/ginásio

Da mesma forma que as pessoas beneficiam de exercícios de força no ginásio, o mesmo acontece com o seu cão. Exercícios simples como "sentar-levantar" e "alongamentos para apanhar o biscoito" podem manter o seu cão numa boa forma física. Converse com o seu veterinário ou fisioterapeuta veterinário antes de iniciar qualquer plano de exercícios para o seu cão.

O exercício regular é vital para o seu cão se manter feliz e saudável. Recorra a estes exercícios de interior da próxima vez que tiver de ficar em casa, para manter o corpo e a mente do seu cão em forma. Para evitar acidentes, certifique-se de que há espaço suficiente para o seu cão (e para si), sem algo em que possa tropeçar ou com que possa chocar. Experimente para encontrar rapidamente o seu exercício interior favorito!

Perguntas frequentes sobre exercício de interior para cães

Como posso manter o meu cão mentalmente estimulado no interior?

Qualquer atividade que envolva brincar, aprender ou solucionar problemas é uma excelente forma de manter o seu cão mentalmente estimulado no interior. Experimente alguns dos exemplos acima, como comedouros tipo puzzle, treino e escondidas.

Que atividades interiores posso realizar com o meu cão se tiver pouco espaço?

Há muitas atividades interiores de que o seu cão pode usufruir, mesmo que tenha pouco espaço. Foque-se em atividades mentalmente mais estimulantes, como comedouros tipo puzzle e jogos de treino, em vez de exercícios mais ativos, como jogar ao "busca" ou uma pista de obstáculos. Se o seu cão precisar de despender alguma energia, experimente atividades controladas em áreas restritas, como subir e descer escadas. Deste modo, reduz o risco de lesões ou danos acidentais em casa.

Erin Ollila Erin Ollila

Erin Ollila acredita no poder das palavras e em como uma mensagem pode informar — e até transformar — o seu público-alvo. Os seus artigos podem ser encontrados por toda a internet e em publicações impressas, incluindo entrevistas, ghostwriting, posts em blogs e em não ficção criativa. Erin é apaixonada por SEO e por tudo o que esteja relacionado com redes sociais. Formou-se na Fairfield University com um mestrado em Escrita Criativa. Contacte-a através do Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em http://erinollila.com.