Nas últimas décadas, os nossos conhecimentos sobre as necessidades alimentares dos animais de companhia aumentaram muito. Há anos, para a maior parte das pessoas, o regime alimentar dos cães era formado por alimento em lata e biscoitos. Procurou-se chegar à nutrição adequada por tentativa e erro, sendo que a maior parte dos alimentos atuais, húmidos e secos, são aquilo a que chamamos completos e equilibrados. Tal significa que fornecem todos os nutrientes de que o seu cão necessita, nas quantidades certas.

Por isso, os tutores dispõem agora da flexibilidade de poderem alimentar os cães com alimento húmido, seco ou uma combinação de ambos. Apesar de a utilização de alimento seco, ou croquetes, como também se pode designar, poder ser mais económica e conveniente, o alimento húmido para cães também tem imensas vantagens. Desde ser uma excelente fonte de hidratação, passando pela facilidade de mastigar, até à palatabilidade, há muitos motivos para escolher o alimento húmido para cães.

1. Hidratação

A água é absolutamente essencial para os animais. Além de garantir que o seu cão tem muita água fresca disponível, o alimento húmido é também uma excelente fonte de água para impulsionar a hidratação. Isto é especialmente importante quando o tempo está quente. Os cães com problemas de saúde, como doenças renais e da bexiga, beneficiam imenso da ingestão adicional de água e o alimento húmido pode ser uma grande ajuda.

2. Variedade

Tanto o alimento húmido como o alimento seco são saudáveis para os cães. No entanto, o alimento húmido pode oferecer uma maior variedade. O alimento húmido pode ser sólido, patê, pedaços em molho ou deliciosos guisados com ingredientes como vegetais e carne. Há ainda uma grande variedade de sabores para manter o regime alimentar do seu cão interessante.

3. Odor apelativo

Embora muitos cães fiquem felizes ao comer croquetes, o alimento húmido costuma ter um melhor cheiro, o que pode contribuir para incentivar os animais mais exigentes a alimentarem-se. Os cães que tenham estado doentes ou estejam a recuperar de uma cirurgia podem ter pouco apetite, sendo que o alimento húmido pode fazer toda a diferença para que recuperem rapidamente.

4. Facilidade em mastigar

Alguns tutores não oferecem alimento em lata ao cão. Receiam não estar a nutrir adequadamente o cão, ou que o alimento húmido não seja adequado para os dentes dos cães. Isto é um mito; a RSPCA indica que o alimento seco pode ter uma ligeira vantagem relativamente ao alimento húmido porque tem um moderado efeito de limpeza dos dentes, mas nada sugere que o alimento húmido seja prejudicial para a saúde dental dos cães. Um alimento húmido de excelente qualidade pode oferecer ao animal de companhia uma nutrição equilibrada para promover e manter a saúde em todas as etapas de vida. Na verdade, para os cães mais velhos com problemas nos dentes ou nas gengivas, o alimento húmido pode ser mais fácil ou mais confortável de comer do que o alimento seco.

Cachorro Jack Russell Terrier a comer de um comedouro prateado.

5. Boa conservação

O alimento húmido em saqueta e lata por abrir pode ter um prazo de validade mais longo e pode ser mais fácil de armazenar do que as grandes embalagens de alimento seco. Se o seu cão não consumir uma saqueta ou lata de alimento numa refeição, lembre-se de refrigerar sempre o resto. Geralmente, o alimento conserva-se durante até três dias no frigorífico, mas verifique sempre se não tem sinais de deterioração antes do oferecer. A maior parte dos animais prefere que o alimento esteja à temperatura ambiente ou até ligeiramente acima da temperatura do frigorífico antes do comer.

Quando servir alimento seco?

Apesar do alimento húmido e do alimento seco serem igualmente nutritivos, podem existir motivos para oferecer alimento seco ao cão. O alimento seco pode ser mais fácil de dividir em porções, especialmente quando utiliza uma balança para pesar o alimento. O alimento seco pode ser comprado em embalagens de maior tamanho, o que pode ser conveniente para os tutores de cães de raça grande. Se o seu cão comer quantidades pequenas, o alimento seco não se estraga se não for comido na totalidade. Os croquetes também são fáceis de usar em puzzles de alimentos para enriquecer a vida do seu cão e satisfazê-lo sem o alimentar em excesso.  

Por que não ambos?

Desde que o alimento seja completo e equilibrado, cabe-lhe a si decidir se oferece ao seu cão alimento húmido, seco ou uma mistura de ambos.   Alguns tutores optam por oferecer alimento seco de manhã e alimento húmido à noite (ou vice-versa), ao passo que outros preferem misturar alimento húmido e alimento seco no mesmo comedouro. Isto incentiva alguns cães a comer alimento seco, se não o comer espontaneamente, e oferece ao cão uma variedade de texturas em cada refeição. Lembre-se de tratar uma mistura de alimento do mesmo modo que trataria o alimento húmido. Certifique-se de que os restos são eliminados, especialmente quando o tempo estiver quente e quando o cheiro do alimento húmido atrair insetos. Por fim, lembre-se de alimentar o seu cão de modo a manter o peso ideal. Misturar alimento húmido e seco pode dificultar o cálculo das quantidades de alimento, pelo que, em caso de dúvida, contacte o veterinário.

  

Hills Author Hills Author
Autor da equipe

Um dos nossos autores preparou este artigo para si