Oh, não! Acabou de encontrar o seu cão com o focinho numa caixa de pizza e está a questionar-se se os cães podem comer pizza? Se o seu cão comer a crosta da pizza pode ficar doente? Será que pode comer o molho de tomate? Quer o seu cão tenha acabado de comer os restos das crostas da pizza, ou comeu a pizza inteira, incluindo os próprios ingredientes da cobertura da pizza, eis o que deve saber.

Os ingredientes da pizza fazem mal aos cães?

Queijo

Mesmo que o queijo tenha pouca gordura como o queijo mozarela, um ingrediente tradicional na cobertura da pizza, queijo a mais nunca é boa idea. O queijo é tipicamente rico em gordura e calorias, o que pode fazer com que o seu animal de companhia consuma demasiadas calorias.

Molho

E se o seu cão tiver ingerido o molho? A boa notícia é que o molho é frequentemente feito com tomates maduros, que não fazem mal aos cães. São as suas partes verdes, como as folhas e os ramos, que podem fazer com que os cães fiquem doentes. No entanto, o molho da pizza não é apenas feito com tomates. Alguns dos seus outros ingredientes, como o alho e ervas aromáticas, podem fazer mal ao seu cão. Além disso, muitos molhos para pizza que se compram no supermercado contêm açúcares adicionados.De acordo com a SNAU, uma dieta pouco saudável pode contribuir para a obesidade, o que pode colocar o seu animal de companhia em risco de desenvolver diabetes ou outros problemas de saúde.

Massa da crosta

Se o seu cão comeu a crosta da pizza, poderá ter de se preocupar. A crosta pode conter ingredientes perigosos para os cães, tais como: cebola, alho e ervas aromáticas.

Comer a massa da pizza crua é ainda mais preocupante. Se o seu cão comeu um pouco de massa caseira de pizza crua, dirija-se imediatamente a uma clínica ou hospital veterinário. Massa com fermento crua pode expandir o estômago do seu animal de companhia, causando problemas de respiração sérios e podendo causar roturas nos tecidos.De acordo com o Animal Fiel, massa de pão crua pode fazer com que o seu cão fique intoxicado. Isto deve-se ao subproduto de etanol que o fermento produz.

Um jovem casal, um rapaz e uma rapariga, comem pizza em casa a olhar para o portátil com um beagle sentado no chão a olhar para eles com olhos de cachorrinho enormes.

Os cães podem comer a cobertura da pizza?

Se a pizza que o seu cão comeu contém ingredientes na cobertura, poderá ser um motivo para se preocupar. Muitos ingredientes na cobertura da pizza, como cebolas e alho, não são considerados saudáveis — alguns podem até ser tóxicos — para os cães. Além disso, pepperoni, chouriço e salsicha têm um elevado teor de sal e de gordura, o que pode agravar qualquer problema de saúde pré-existente.

O importante é que nunca deve dar pizza ao seu cão, quer seja como uma refeição ou como um biscoito. Alguns cães podem experienciar problemas de estômago se forem sensíveis a lacticínios, devido ao seu excesso de gordura, mas a maioria dos cães não terá esse problema. Se o seu cão comeu uma grande porção de pizza e ficou preocupado, consulte o seu veterinário.

Lembre-se de que mesmo quantidades pequenas de alimentos para humanos estão repletos de calorias extra que, com o passar do tempo, podem resultar em problemas de peso e a uma série de outros problemas resultantes do excesso de peso. Por isso, mantenha a pizza afastada do seu melhor amigo.

Erin Ollila Erin Ollila

Erin Ollila acredita no poder das palavras e em como uma mensagem pode informar — e até transformar — o seu público-alvo. Os seus artigos podem ser encontrados por toda a internet e em publicações impressas, incluindo entrevistas, ghostwriting, posts em blogs e em não ficção criativa. Erin é apaixonada por SEO e por tudo o que esteja relacionado com redes sociais. Formou-se na Fairfield University com um mestrado em Escrita Criativa. Contacte-a através do Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em http://erinollila.com.