Num mundo em que nós e os nossos animais de companhia enfrentamos frequentemente o excesso de peso, ter a preocupação de manter o peso pode parecer uma excelente ideia. Mas para alguns tutores de cães, ajudar o seu cão a aumentar o peso e a mantê-lo saudável pode ser um verdadeiro problema. Se está preocupado com o facto do seu cão ser demasiado magro e ter dificuldade em manter o peso, então este artigo é para si. Vejamos o que é um peso saudável, porque é que o seu cão pode ter dificuldade em manter o peso e o que pode fazer.

O que é um peso saudável para o seu cão?

Antes de entrarmos neste tópico, é realmente importante considerar uma tendência preocupante dos últimos anos, que é o facto das pessoas pensarem que os cães normais são demasiado magros. Devido ao facto dos animais e as pessoas se terem tornado, no geral, mais pesados nos últimos anos, existe agora uma tendência para olharmos para os animais com excesso de peso e pensarmos que têm um peso normal ou saudável. Isto significa que algumas pessoas olham para aquilo a que nós, veterinários, chamaríamos um peso saudável e magro e pensam que está demasiado magro ou mesmo emaciado.



Pergunte ao seu veterinário sobre o índice de Condição Corporal (ICC). Esta é uma forma de avaliarmos se um animal tem o peso ideal. Em suma, deve ser possível sentir as costelas e as omoplatas do seu cão e ele deve ter uma cintura evidente quando visto de cima. O seu veterinário poderá explicá-la e também dizer-lhe se o seu cão está realmente abaixo do peso ou não. Se não for o caso, pode ficar descansado!

Porque é que o meu cão está a lutar para manter um peso saudável e o que posso fazer?

Existem vários motivos pelos quais o seu cão pode ter dificuldade em manter o peso. Saiba os motivos mais comuns e o que pode fazer.

  • Exercício vs. Ingestão de alimento. Os níveis de energia e a necessidade de exercício podem variar muito, conforme os tipos e as raças de cães. As instruções de alimentação para o seu cão baseiam-se num "cão médio" com esse peso. Normalmente, pode variar cerca de 15%. Pode ser que simplesmente precise de aumentar a quantidade de alimento que está a dar. Pode acontecer que o seu cão reaja bem a 3 a 4 refeições por dia em vez de uma ou duas.

     

  • Etapa de vida. Em geral, os cães mais jovens e não esterilizados têm maiores necessidades energéticas por quilo de peso corporal do que os cães mais velhos e esterilizados. Mais uma vez, pode ser necessário aumentar a quantidade de alimento que está a dar. Certifique-se sempre de que está a dar um alimento adequado à etapa de vida do seu cão.

  • Stress e ansiedade. Bastante comuns nos cães, podem afetar a digestão, bem como a ingestão de alimento. Existem alimentos altamente digeríveis com ingredientes naturais para reduzir a ansiedade, que o seu veterinário pode achar que ajudarão. Também pode ser útil falar com um especialista em comportamento. A abordagem da causa da ansiedade é um passo essencial nestes casos.

     

  • Teor energético dos alimentos. A escolha de alimentos para cães é enorme e pode ser avassaladora. Atualmente, muitos alimentos são elaborados para serem muito controlados em termos de calorias, devido ao excesso de peso nos cães. Pode acontecer que o alimento que está a dar seja demasiado pobre em calorias para que o seu cão coma o suficiente para manter o peso. Neste caso, o veterinário pode recomendar um alimento com menos fibras e mais calorias. Isto significa que o seu cão, mesmo que coma menores quantidades, obterá mais energia e é mais nutritivo para manter o seu peso.

  • Parasitas. Atualmente, é muito raro ter infestações muito fortes de parasitas intestinais, mas é possível que isso possa ser a causa do seu cão não aumentar o peso. Verifique com o seu veterinário se os seus cuidados de saúde preventivos são adequados ao estilo de vida do seu cão.

  • Doença e debilitação. A perda de peso ou a incapacidade de manter o peso são sinais precoces muito comuns de doenças como problemas digestivos, problemas renais, hepáticos ou cardíacos, diabetes ou cancro, para citar alguns. Se o seu veterinário estiver satisfeito por o seu cão estar a receber os alimentos e as quantidades corretas, poderá querer fazer análises ao sangue e à urina para excluir uma causa subjacente.

O facto de não aumentar o peso nem sempre é sinal de grandes problemas, mas se tiver dúvidas, fale com o seu veterinário e faça um check-up ao seu fiel companheiro. Quanto mais cedo se chegar à base do problema, melhores serão as hipóteses de ter um melhor amigo totalmente apto o mais rapidamente possível.


Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA

 

Hills Author Hills Author
Autor da equipe

Um dos nossos autores preparou este artigo para si