É provável que compreenda a importância do coração e dos pulmões do seu cão, mas alguma vez se questionou quanto ao papel desempenhado pelos rins? Ou como pode saber se o seu cão sofre de doença renal? É extremamente importante compreender estes órgãos incríveis e conhecer os sinais de doença renal. Vejamos porquê.

O seu cão tem dois rins, localizados em cada lado da coluna vertebral, mesmo atrás do ponto onde as costelas terminam. No caso do Chihuahua, os rins têm o tamanho de dois mirtilos grandes. No caso do Dogue Alemão, os rins têm praticamente o tamanho de um punho humano. Estes pequenos órgãos são tão importantes que o seu cão (ou qualquer mamífero) não consegue viver sem uns rins saudáveis.

Qual é a função dos rins?

É provável que saiba que os rins produzem urina, mas fazem muito mais do que isso. Os rins são essenciais para a vida, uma vez que filtram as toxinas do sangue através de centenas de milhares de pequenas unidades denominadas nefrónios. Um nefrónio renal contém uma estrutura importante denominada glomérulo, que purifica o sangue, como se fosse um filtro de café.

Os rins também contêm muitas estruturas sensíveis que monitorizam os níveis de eletrólitos no sangue do cão (como sal), toxinas, água e outras substâncias químicas. Estes sensores indicam aos glomérulos o que filtrar do sangue e o que manter, de acordo com as necessidades do sangue. Este é um processo altamente complexo, mas no final, tudo o que precisa de ser filtrado é excretado através da urina. Deste modo, os rins removem as toxinas (como drogas) e os produtos residuais do corpo, equilibrando o pH, a água e os eletrólitos, incluindo o sal e o potássio.

Os rins não tratam sozinhos de toda a excreção de resíduos. O fígado também desempenha uma função muito importante. Eles formam uma excelente equipa!

Como se tudo isto não bastasse, os rins também:

  • Fazem parte do sistema endócrino, libertando hormonas que regulam a pressão sanguínea.
  • Produzem vitamina D, que ajuda a fortalecer os ossos.
  • Controlam a produção de glóbulos vermelhos.
beagle a brincar

O que é a doença renal nos cães?

Uma vez que os rins filtram todo o sangue do corpo do cão, também são constantemente expostos a toxinas, organismos infeciosos e substâncias químicas que podem danificar as células renais. Além disso, as doenças autoimunes (doenças em que o sistema imunitário ataca células saudáveis por engano), trauma, golpe de calor, determinados problemas hormonais, cancro e até ataques de cobras venenosas podem afetar os rins. Alguns cães também podem sofrer de doença renal hereditária.

A doença renal pode ser aguda (os rins falham subitamente) ou crónica (lenta e progressiva). O problema de sofrer de doença renal prematuramente é o facto de estes órgãos serem muito bons a cicatrizar. Isto significa frequentemente que os primeiros sinais só são detetados quando cerca de 75% das células funcionais já foram perdidas. As células renais nunca são substituídas.

Sinais de doença renal nos cães

Os sinais de doença renal podem incluir:

  • Aumento da ingestão de água e da produção de urina (geralmente um dos primeiros sinais)
  • Cegueira aguda (devido à pressão arterial elevada)
  • Desidratação
  • Perda de apetite
  • Vómitos
  • Descoloração das gengivas
  • Letargia
  • Diarreia
  • Convulsões

Se o seu cão demonstrar sinais de doença renal, contacte imediatamente o veterinário.

Tratamento para a doença renal nos cães

Por vezes, os cães que sofrem de doença renal aguda podem recuperar a função renal normal se forem imediatamente tratados por um veterinário. Os cães com doença renal crónica não podem ser curados e o problema costuma ser tratado com alimentos terapêuticos e medicamentos.

Tratar a doença renal em cães

A doença renal é sempre um diagnóstico preocupante, mas, como foi referido, em alguns casos a doença renal aguda pode ser tratada com bastante sucesso. O desenvolvimento da nutrição ao longo dos anos também fez uma grande diferença. De facto, a alimentação terapêutica é o único fator que até ao momento foi clinicamente comprovado com o nível de evidência mais elevado para prolongar a vida em caso de doença renal. Estes alimentos têm um teor controlado de proteínas e minerais para reduzir o esforço imposto aos rins, assim como ómega-3 e antioxidantes para reduzir a inflamação e os danos celulares. Os medicamentos também podem fazer muita diferença na qualidade de vida.

No entanto, não seria fantástico se pudéssemos saber quando os rins começam a ter problemas antes que seja demasiado tarde? A boa notícia é que podemos! As análises sanguíneas a determinados marcadores da saúde renal, nomeadamente a creatinina, a ureia e SDMA, podem detetar fases muito iniciais de doença renal. Em muitos casos, isso dá-lhe a oportunidade de fazer realmente a diferença na esperança de vida do seu cão.

Converse com o veterinário sobre a frequência recomendada destas análises no âmbito da rotina de cuidados de saúde do cão. À medida que o cão envelhece, a frequência das análises aumenta, uma vez que tende a ser uma doença que afeta os animais de companhia mais velhos.

Pode não ser possível curar a doença renal crónica, mas podemos trabalhar em equipa para tentar oferecer ao seu cão a melhor hipótese para viver uma vida longa e saudável.

Dr. Sarah Wooten Dr. Sarah Wooten

A Dra. Sarah Wooten formou-se na UC Davis School of Veterinary Medicine em 2002. Membro da Sociedade Americana de Jornalistas Veterinários, a Dra. Wooten divide o seu tempo profissional entre a clínica de pequenos animais em Greeley, Colorado, palestras sobre questões associadas, liderança, comunicação com clientes, e escrita. Gosta de acampar com a família, de esquiar, de praticar mergulho e de participar em triatlos.