A obstipação é a dificuldade em defecar, normalmente porque as fezes se tornaram muito secas e duras por alguma razão. Se alguma vez teve obstipação, sabe que, na melhor das hipóteses, é uma sensação desagradável e, na pior, pode fazer com que se sinta inchado, doente e apático. O mesmo acontece com os nossos cães. Os tratos digestivos dos cães e dos humanos são muito semelhantes, e somos ambos mamíferos, pelo que muito do que experimentamos quando se trata de problemas digestivos será o mesmo para os nossos cães. Por vezes, é bom sentir empatia!

Neste artigo, vamos ver o que causa a obstipação nos cães, como saber se o seu cão está obstipado e, mais importante, o que pode fazer para o ajudar se isso acontecer.

O que causa a obstipação em cães?

As causas mais comuns da obstipação em cães são:

  • Desidratação.

  • Comer coisas indigestas como ervas, ossos ou corpos estranhos.

  • Dores artríticas nas costas e nas ancas, que fazem com que os cães tenham relutância em se agachar.

  • Glândula prostática aumentada (cães machos).

  • Hérnia perineal (cães machos). Em alguns cães, especialmente os mais velhos e não castrados, os músculos que suportam o reto e o mantêm no lugar tornam-se fracos. Isto permite que o reto se desloque para fora do lugar e comece a inchar através dos músculos enfraquecidos. Isto significa que as fezes ficam facilmente presas e são difíceis de passar. As hérnias perineais podem muitas vezes ser vistas como uma massa saliente sob a pele num ou em ambos os lados do ânus.

  •  

  • Doença nos intestinos, problemas neurológicos ou tumores.

  • Falta de exercício.

  • Falta de fibra na alimentação.

  • Problemas de comportamento, como medo ou ansiedade.

Quais os sinais de obstipação em cães?

O cólon é a última parte do intestino antes do reto. A sua principal função é reabsorver a água das fezes, pelo que quando o seu cão está obstipado, as fezes passam mais tempo no cólon e ficam mais secas e firmes. É como um ciclo vicioso.

Como seria de esperar, o sinal mais óbvio de obstipação é um cão que tenta fazer as necessidades, mas não consegue, ou sai apenas uma pequena quantidade. Os cães com obstipação andam muitas vezes em círculos ou esforçam-se demasiado, olham frequentemente para o rabo ou arrastam essa parte no chão. Em alguns casos, poderá encontrar sangue a ser expelido devido a todo o esforço, ou o seu cão poderá chorar de dor. Tenha em atenção que todos estes sinais podem também ser um sinal de colite, que é a inflamação do cólon.

Se a obstipação se prolongar durante muito tempo, o seu cão pode deixar de comer, perder peso e parecer deprimido.

O que pode fazer se achar que o seu cão está com obstipação?

Se acha que o seu cão não está bem ou se viu sinais de sangue ou de dor, deve visitar o veterinário. O mesmo se aplica se o seu cão não conseguir defecar durante mais de dois dias.

Nos primeiros casos, a melhor coisa a fazer é ver se consegue encorajar o seu cão a beber muita água e a dar alguns passeios agradáveis. A atividade física e o exercício são ótimos estimulantes intestinais e, se a obstipação do seu cão for ligeira, isto pode ser suficiente para que tudo volte ao normal. Se voltar a acontecer, vale a pena considerar um alimento com mais fibras, mas consulte sempre o seu veterinário antes de mudar de dieta. Se o seu cão tem peso insuficiente ou é muito ativo, um alimento rico em fibras pode não ser o mais indicado.

Se a obstipação do seu cão não melhorar com o exercício e a ingestão de água, é melhor ir ao seu veterinário para se certificar de que não existe uma causa subjacente. O seu veterinário quererá fazer um exame físico, que incluirá um exame retal para se certificar de que não existe um bloqueio físico. Nalguns casos, pode ser necessário a realização de radiografias para verificar se existem corpos estranhos, como ossos, ou crescimentos. Geralmente, um enema, medicação ou uma mudança de dieta resolvem o problema, mas, dependendo da causa, também pode ser necessária uma cirurgia ou medicação a longo prazo.

Prevenir a obstipação

Como em tudo para os nossos animais de companhia, é sempre melhor prevenir do que remediar. Manter o seu cão em forma e ativo ao longo da vida é um fator importante para uma saúde geral ideal, incluindo a saúde digestiva. A alimentação com um alimento completo e equilibrado de elevada qualidade é também muito importante para prevenir problemas digestivos, incluindo obstipação. Certifique-se de que o seu cão tem sempre à sua disposição muita água fresca. Pode molhar os croquetes em água se recear que não ingere a suficiente.

Se alguma vez tiver dúvidas ou preocupações, pergunte ao seu veterinário. Têm todo o gosto em ajudar e é sempre melhor prevenir do que remediar.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA

Hills Author Hills Author
Autor da equipe

Um dos nossos autores preparou este artigo para si