As tradições do Halloween variam consoante o país, mas é uma grande noite de diversão para as crianças de todo o mundo. O toque constante da campainha da porta pode ser muito difícil de suportar para alguns humanos, por isso pode imaginar como todas estas idas e vindas podem ser stressantes para o seu gato. Aqui estão alguns conselhos para ajudar a garantir que a sua família, incluindo o seu gato, tenha um Halloween seguro e feliz.

Gatos e Halloween

Evite stress desnecessário

Os gatos são seres de hábitos e podem ser muito sensíveis a quaisquer mudanças na sua rotina normal. Sentem-se seguros no seu próprio território, rodeados de coisas e pessoas familiares e de horas da refeição fiáveis.

Muitos gatos desaparecem no momento em que um desconhecido entra em casa, e muitos consideram as crianças mais stressantes do que os adultos. No Halloween, não só a campainha ou o batente da porta serão utilizados durante toda a noite, como uma multidão de crianças desconhecidas será audível e possivelmente visível para o seu gato. As máscaras e os disfarces bizarros também podem ser bastante assustadores para o seu gato.

Mantenha o seu gato confinado a uma área da casa tão grande quanto possível, onde não tenham acesso à porta principal. Desta forma, este pode esconder-se se o barulho o estiver a incomodar e tem alguma liberdade de escolha.

Criar um espaço seguro e feliz

É melhor manter os gatos dentro de casa durante o Halloween. Mesmo que o seu gato esteja habituado a ir e vir livremente, com as multidões e os gritos excitados de centenas de crianças, o seu gato pode entrar em pânico, fugir e perder-se. É melhor prevenir do que remediar.

Certifique-se de que o seu gato tem alimento, água e um lugar confortável para dormir, fora do chão, onde quer que o vá colocar durante a noite. Mesmo que o seu gato saia habitualmente para fazer as necessidades, deve proporcionar-lhe uma caixa de areia. O gato pode estar relutante em sair durante algum tempo, mesmo depois do barulho ter parado, por isso é melhor dar-lhe essa opção e não o forçar a sair. Os gatos são animais habitualmente limpos, por isso certifique-se de que a caixa de areia fica o mais longe possível do comedouro e do bebedouro, de preferência noutra divisão.

Finalmente, mantenha todos os doces fora do alcance do seu gato — principalmente o chocolate, que é tóxico para os gatos.

Disfarçar o seu gato no Halloween

Não deverá colocar nenhum disfarce no seu gato para o Halloween. Pode ser divertido para nós, humanos, mas é muito provável que cause sofrimento ao seu gato. Embora os sinais nem sempre sejam óbvios, o corpo dos gatos é particularmente sensível ao stress e, por isso, colocar-lhes disfarces pode estar a causar-lhes um sofrimento desnecessário. Não só o impedirá de fazer as coisas habituais dos gatos, como higienizar-se, mas também pode causar ferimentos se ele tentar livrar-se do fato e ficar com um membro ou a cabeça presa.

Estas dicas simples ajudarão a manter o seu gato seguro, saudável e longe dos sustos neste Halloween.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS.

Hills Author Hills Author
Autor da equipe

Um dos nossos autores preparou este artigo para si