1. Dispor da ajuda de um assistente atencioso com o gato

Não subestime o poder de um assistente! Pedir ajuda a um amigo ou familiar de confiança é uma boa ideia, já que controlar quatro patas com duas mãos pode ser um desafio. Por razões óbvias, essa pessoa deverá gostar muito de gatos e saber como tratá-los da melhor forma.

2. Escovar o pelo antecipadamente

Escovar o seu gato com frequência pode ajudar a manter o pelo, mas também pode ser útil antes da hora do banho para remover o excesso de sujidade e os pelos emaranhados ou soltos. Nunca tente cortar o pelo emaranhado com uma tesoura, pois corre o risco de magoar o seu melhor amigo.

3. Ter toalhas à mão

Irá precisar de uma toalha grande para envolver o gato depois do banho, mas não é má ideia ter mais toalhas à mão caso surjam imprevistos. Também precisará de um ou dois panos.

Gato cinzento e branco a ser lavado no lava-loiça.

4. Escolher o champô adequado

Pode encontrar uma ampla gama de champôs para gatos numa loja especializada para animais de companhia, física ou online. Leia atentamente os rótulos e não compre um champô destinado a cães, uma vez que pode irritar o pelo e a pele do gato. Alguns champôs não requerem água, mas pergunte primeiro ao veterinário se são apropriados para o seu gato e certifique-se de que o mesmo não é alérgico a algum dos seus ingredientes. De um modo geral, evite os champôs para humanos, a não ser que sejam formulados e seguros para bebés.

5. Oferecer biscoitos

Tudo o que fazemos aos nossos animais de companhia, ou com os mesmos, deve ser a experiência mais positiva possível. Em particular, devemos sempre recompensar o bom comportamento em vez de punir o mau comportamento. Assim, pode ser boa ideia manter o seu croquete preferido ou um biscoito especial à mão para recompensar o gato por cooperar ao longo da experiência do banho. Oferecer um biscoito antes, durante (apenas se o gato estiver relaxado) e depois pode ajudar o gato a começar a associar o banho a aspetos positivos.

Hora do banho

Assim que tenha todo o equipamento ao seu alcance, pode começar o banho. O ideal é fazê-lo numa banheira ou num local onde a pressão da água seja suave. Se não tiver um chuveiro de mão, pode usar um recipiente inquebrável. Use sempre água morna e siga cuidadosamente as instruções do champô. Molhe suavemente e aplique champô no gato, começando pela parte superior do pescoço atrás das orelhas. Não tente lavar a face do gato, uma vez que é muito difícil evitar os olhos, as orelhas e o nariz. Se considerar que a face precisa de atenção, o melhor é tentar limpá-la com um pano ou pedir aconselhamento ao veterinário.

Para esfregar o corpo, pode utilizar um pano ou os seus dedos para ensaboá-lo. Depois de ensaboar o gato, lave-o bem com cuidado utilizando água morna (use um pano limpo ou um recipiente de plástico se não tiver um chuveiro de mão). Retire todo o champô com água (novamente evitando os olhos, as orelhas e o nariz) para evitar qualquer irritação. Após o banho, o seu gato irá limpar-se durante muito tempo e não deverá lamber qualquer resíduo de champô.

Por fim, envolva o gato numa toalha macia e seque-o suavemente. Conceda espaço ao gato, pois o mesmo pode não estar disposto a aconchegar-se no seu colo imediatamente. Deixe-o vir até si quando estiver pronto.

Em suma…

É muito raro ter de dar banho a um gato, uma vez que o gato é um verdadeiro especialista em evitar situações pegajosas e em manter-se em excelente estado. No entanto, se o inesperado acontecer, pelo menos agora tem o que precisa para entrar em ação e tornar o processo o mais agradável possível para si, e acima de tudo, para o seu gato.

Fonte da imagem: Flickr

Christine O'Brien Christine O'Brien

Christine O'Brien é uma escritora, mãe e tutora de gatos há muito tempo, cujos dois gatos de raça Russian Blue dominam a casa. O seu trabalho também aparece em Care.com, What to Expect e Fit Pregnancy, onde escreve sobre animais de companhia, gravidez e vida familiar. Encontre-a e siga-a no Instagram e no Twitter @brovelliobrien.