Pode ser um alimento básico em muitas dietas para humanos, mas será que os gatos podem comer arroz?

É seguro os gatos comerem um pouco de arroz cozinhado. Pode até encontrar arroz em muitos alimentos para gato, uma vez que pode contribuir para um alimento para gato nutricionalmente equilibrado. Saiba mais sobre a introdução do arroz no plano alimentar do seu gato.

Quais os benefícios nutricionais do arroz para os gatos?

O arroz, um dos tipos de cereais mais populares em todo o mundo, é uma semente que é produzida em muitas variedades diferentes e apreciada de várias formas. Um plano alimentar saudável para o seu gato inclui ingredientes ricos em nutrientes, alguns dos quais estão presentes no arroz. Pense no arroz como um bom ingrediente base a ter num produto alimentar equilibrado para gatos. No entanto, também são recomendados outros ingredientes, de forma a fornecer os restantes nutrientes de que o seu gato necessita para ser feliz e saudável.

Arroz branco e integral com duas colheres de madeira em cima lado a lado com arroz.Os benefícios nutricionais para o seu gato dependem da forma como o arroz é produzido. Vamos analisar as diferenças entre arroz integral (cereal inteiro) e arroz branco (processado).

Arroz integral vs. Arroz branco

O arroz integral tem a reputação de ser saudável tanto para humanos como para animais de companhia porque o seu grão "completo" retém todas as suas três partes comestíveis (especificamente o farelo, o germe e o endosperma). Também contém inúmeros benefícios nutricionais importantes para a saúde do seu gato, incluindo:

  • Fibra
  • Proteína
  • Vitamina B1 (tiamina)
  • Vitamina B6 (piridoxina)
  • Ferro
  • Magnésio

A maior diferença entre o arroz integral e branco é a forma como são processados para consumo e a quantidade de nutrientes que contêm. Como explica a Hepper, uma vez que o arroz integral permanece intacto na sua verdadeira forma, contém quantidades mais elevadas destas vitaminas e outros ingredientes nutritivos produzidos naturalmente. No entanto, o arroz branco perdeu os seus nutrientes essenciais durante o processo de moagem. Vitaminas e ferro são frequentemente adicionados ao grão polido, que é então referido como arroz branco "enriquecido".

Gato às riscas a comer arroz de um prato.
Antes de introduzir qualquer alimento novo ao plano alimentar do seu gato, é recomendado falar com o seu veterinário para garantir que é a escolha adequada.

Outras considerações a ter com o arroz

Embora o arroz cozido possa ser inofensivo, é preciso ter em mente que isto significa apenas arroz cozido. Todos os outros aditivos de que os humanos possam gostar, tais como sal ou molho de soja (que também é elevado em sódio), podem não ser benéficos para o seu gato. Embora a adição de vegetais, tais como cenouras ou ervilhas, tenha valor nutricional, é importante falar com o seu veterinário antes de introduzir algo de novo na alimentação do seu gato.

O arroz pode ajudar nos problemas de estômago de gatos?

Já deve ter ouvido dizer que o arroz pode ser utilizado para problemas digestivos, e isto pode estar relacionado com o fato de ser altamente digerível. No entanto, tenha em mente que somente o arroz não irá proporcionar uma nutrição equilibrada ao seu gatinho. Se o seu gatinho tiver problemas digestivos, consulte o seu veterinário sobre a transição do seu animal de companhia para um alimento para gato equilibrado, altamente digerível e suave para o estômago. Desta forma, o seu gato ainda pode desfrutar do sabor do arroz (que é utilizado em muitos alimentos comerciais altamente digeríveis para animais de companhia), mantendo-os seguros e assegurando que estão a obter o equilíbrio certo de nutrientes.

Christine O'Brien Christine O'Brien

Christine O'Brien é uma escritora, mãe e tutora de gatos há muito tempo, cujos dois gatos de raça Russian Blue dominam a casa. O seu trabalho também aparece em Care.com, What to Expect e Fit Pregnancy, onde escreve sobre animais de companhia, gravidez e vida familiar. Encontre-a e siga-a no Instagram e no Twitter @brovelliobrien.