Muitos de nós estamos atentos ao volume abdominal e sabemos como pequenas ações se traduzem em grandes alterações na balança! Isto também pode acontecer facilmente aos nossos gatos, especialmente quando a alimentação é um dos elementos que fortalece o vínculo entre animais e humanos. Com o peso a mudar gradualmente, até o gato mais bem tratado pode acabar por ficar com excesso de peso ou até obeso sem que se aperceba.

Além dos motivos óbvios, como comer em excesso, pouco exercício e biscoitos a mais, podem existir outros fatores que contribuem para o aumento de peso em gatos:

  • À medida que os gatos envelhecem, tendem a tornar-se menos ativos e, por isso, precisam de menos calorias para manter o peso. 
  • O processo de esterilização ou castração altera o metabolismo dos gatos, aumentando a tendência para ganhar peso.
  • Ocasionalmente, o aumento de peso está associado a problemas de saúde específicos que exigem tratamento.
  • O ambiente também pode afetar o peso dos gatos. Por exemplo, o gato pode estar relutante em sair caso se mude para uma zona diferente ou pode isolar-se se houver um novo animal de companhia ou um bebé em casa, o que resulta num menor gasto de energia.

Sinais de que o seu gato pode estar a aumentar o peso

Há várias formas de determinar se o seu gato tem excesso de peso:

  • Coleira apertada. 
  • Lentidão de movimentos.
  • Dificuldade em andar.
  • Falta de ar.
  • Dormir mais do que o habitual.

Se constatar algum destes sinais, está na altura de consultar o veterinário. Melhor ainda, pode antecipar-se pesando regularmente o seu gato. 

Quando era gatinho, é provável que o veterinário tenha monitorizado o peso até se tornar adulto. No entanto, após a esterilização, é comum que os gatos apenas visitem a clínica veterinária uma vez por ano para o check-up anual. Muita coisa pode mudar entretanto!

É uma excelente ideia manter o hábito de pesar o seu gato regularmente. A maior parte dos veterinários irá recebê-lo com agrado para uma pesagem gratuita. No entanto, se o seu gato não gostar de se deslocar até à clínica, pode pesá-lo em casa utilizando a sua balança de casa de banho. Se o seu gato for tranquilo, pode colocá-lo diretamente sobre a balança. Em alternativa, pese-o no respetivo cesto, depois pese o cesto separadamente e subtraia o peso do cesto para chegar ao peso do seu gato.

É bastante útil manter o hábito de pesar o seu gato todos os meses. Assim, detetará as oscilações de peso, que podem ser sinais de um simples aumento de peso ou de outros problemas. Se detetar o aumento de peso antecipadamente, é muito mais fácil resolver o problema e reduzir o risco de doenças associadas. 

Se estiver preocupado com o peso do seu gato, consulte o seu veterinário. O veterinário pode recomendar-lhe um alimento com menos calorias ou algo mais adequado ao estilo de vida e à idade do seu gato, e pode verificar se existem problemas de saúde inerentes que necessitem de atenção. Se existir um motivo médico para a oscilação de peso do seu gato, quanto mais cedo iniciar o tratamento melhor. O veterinário não o irá julgar por fazer perguntas e por ser cauteloso.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS

Hills Author Hills Author
Autor da equipe

Um dos nossos autores preparou este artigo para si