Hill's Science Plan Light alimento para cão adulto de raça pequena e mini com frango é um alimento completo especialmente formulado com a Tecnologia ActivBiome+ Multi-Benefit.
Ajuda a manter o seu cão em forma porque é um alimento com baixo teor de calorias e com um sabor delicioso.
Nutrição precisa para cães adultos de raça pequena menos ativos, que precisam de um alimento com baixo teor de calorias para ajudar a manter um peso e um estilo de vida saudáveis.
Hill's Science Plan Light alimento para cão adulto de raça grande com frango é um alimento completo especialmente formulado com a Tecnologia ActivBiome+ Multi-Benefit.
Ajuda a manter o seu cão em forma porque é um alimento com baixo teor de calorias e com um sabor delicioso.
Nutrição precisa para cães adultos de raça grande menos ativos, que precisam de um alimento com baixo teor de calorias para ajudar a manter um peso e um estilo de vida saudáveis.
Hill's Science Plan alimento para cão adulto de raça média com borrego e arroz é um alimento completo especialmente formulado com a Tecnologia ActivBiome+ Multi-Benefit.
Este alimento é especificamente formulado para satisfazer as necessidades energéticas dos cães de raça média no auge da sua vida.
Hill's Science Plan Perfect Digestion alimento para gato com frango e arroz integral nutre o microbioma único do seu gato e ajuda-o a alcançar todo o seu potencial.
Hill's Science Plan Kitten & Mother mousse suave para gato com frango e peru é um alimento completo para gatinhos, desde o desmame até 1 ano de idade, e para gatas gestantes ou lactantes. Formulado com frango, peru e outros ingredientes especialmente selecionados para apoiar a saúde intestinal e o crescimento ótimo. Apresentado numa textura de mousse suave que eles vão adorar.
Nutrição especificamente equilibrada com uma fórmula exclusiva de controlo de peso e antioxidantes clinicamente comprovados para ajudar a manter os gatos esterilizados em forma.
As atividades de verão ao ar livre com o seu cão ou gato também podem ser divertidas para as crianças. Saiba como também transmitem às crianças a noção de responsabilidade, reforçando a sua ligação com o animal de companhia.
Saiba mais sobre as possíveis alterações no comportamento e no peso do seu cão, bem como se o pelo irá ou não mudar depois do tratamento.
Todos os anos, as pessoas criam uma nova lista de objetivos que querem concretizar nesse novo ano para que as suas vidas sejam mais felizes e mais saudáveis.
Autor da equipe
|Outubro 10, 2024
Muitas pessoas perguntam-se se os gatos, tal como os humanos, podem ter infeções do trato urinário e cistite. De facto, podem ter ambas, mas as infeções do trato urinário são muito raras nos gatos.
Inflamação e infeção são diferentes. A infeção é causada por organismos, como bactérias e vírus, que entram numa ou mais partes do corpo. A presença destes organismos estimula o sistema imunitário a combatê-los. A inflamação é a resposta do corpo a lesões e infeções. O tecido inflamado caracteriza-se normalmente pela presença de vermelhidão, tumefação e calor. Isto deve-se ao facto do corpo enviar sangue para a área afetada para que os glóbulos brancos, as plaquetas e os fatores de coagulação sanguínea cheguem ao local o mais rapidamente possível. A infeção irá certamente provocar inflamação, mas a inflamação pode dever-se apenas a um traumatismo, como uma ferida no joelho, sem infeção.
A cistite, que significa inflamação da bexiga, é de facto muito comum. As infeções e outras causas mais comuns de cistite são agrupadas e designadas por Doenças do Trato Urinário Inferior Felino, ou FLUTD.
Ao tentar compreender as FLUTD, é realmente útil saber como os gatos evoluíram e observar o seu comportamento natural. Os gatos são descendentes de felinos que vivem no deserto. Isto significa que evoluíram para serem excelentes a conservar água e têm uma urina naturalmente muito concentrada. Os gatos são também, por natureza, animais solitários, guardando um grande território contra outros gatos para protegerem os seus preciosos recursos de alimento e água. Por vezes, é difícil para seres sociais como os humanos compreenderem que alguns animais preferem viver sozinhos. Os gatos tendem a ver os outros gatos como uma ameaça e não como algo que deve ser bem recebido no seu território!
A cistite idiopática felina (CIF) é a causa mais comum de FLUTD em gatos. A palavra “idiopática” significa algo que surge sem causa aparente. No entanto, a cistite idiopática felina é agora muito mais comummente designada por cistite nervosa, porque sabemos que é praticamente sempre causada pelo stress.
Mas como é que o meu gato pode estar stressado se passa o dia a dormir? Bem, os gatos são comunicadores muito subtis e são muito bons a esconderem stress e conflito. De facto, alguns gatos até fazem aquilo a que se chama “sono falso”, em que fingem estar a dormir para evitar situações stressantes, como confrontar outro gato da casa que o possa estar a intimidar.
As principais causas ou fatores desencadeantes da cistite nervosa são:
Lares com vários gatos. A não ser que os seus gatos se higienizem e se aconcheguem uns aos outros, o mais provável é que não sejam grandes amigos. Os gatos não são seres inerentemente sociais, por isso, viver em ambientes fechados com outro gato pode ser uma enorme fonte de stress.
Gatos da vizinhança. Mesmo que o seu gato seja o único no seu lar, é possível que viva numa zona com um elevado número de gatos. Os conflitos por causa do jardim ou a entrada de outros gatos pela portinhola ou pelas portas abertas durante o verão podem ser causadores de stress.
Gatos de interior. Ser mantido inteiramente dentro de casa pode ser uma causa importante de stress. Os gatos gostam de um território vasto e de liberdade para explorar.
Visitas. Os gatos suscetíveis podem ser muito sensíveis à presença de visitas, especialmente crianças que podem fazer barulho ou tentar pegar neles e acarinhá-los.
Férias. O stress pode ser desencadeado por uma estadia num hotel ou até mesmo pela simples ausência dos tutores durante as férias.
Mudanças em casa. Mudar de casa ou fazer obras na casa atual podem ser gatilhos fáceis para alguns gatos que gostam de familiaridade e rotina.
Um novo bebé. Os objetos, odores e sons desconhecidos que acompanham um novo bebé são também fatores de desencadeamento para animais tão sensíveis como os gatos.
Os gatinhos podem necessitar de várias consultas no seu primeiro ano de vida, para a vacinação. Os gatos adultos beneficiam geralmente de check-ups anuais, enquanto que os gatos sénior ou com necessidades especiais podem necessitar de visitas mais frequentes.
O stress provoca a libertação de alguns esteróides que, a curto prazo, podem ser benéficos, mas que, quando libertados cronicamente, podem suprimir o sistema imunitário e afetar negativamente uma série de sistemas corporais. Os gatos com stress podem apresentar outros sinais, como problemas gastrointestinais ocasionais (por exemplo, vómitos e diarreia). Podem também apresentar perda de pelo devido a uma higienização excessiva. O excesso de higiene pode ser um comportamento de deslocamento para tentar reduzir o stress, mas também pode ser um sinal de dor abdominal, quer por cistite na bexiga quer por dor intestinal. Muitos gatos stressados têm zonas sem pelo na zona abdominal e entre os membros posteriores.
O stress faz com que a camada protetora da bexiga fique fraca e danificada, permitindo que a urina entre em contacto com os tecidos sensíveis da parede da bexiga. Como referimos, os gatos tendem a ter uma urina muito concentrada que é altamente irritante para a bexiga, o que pode causar inflamação. As células inflamatórias na bexiga podem formar sedimento ou tampões e bloquear o fluxo de saída da urina. Esta é uma emergência médica, pois os gatos podem desenvolver insuficiência renal ou sofrer rutura da bexiga se ocorrer uma obstrução. Ambas as situações podem ser rapidamente fatais. Isto é muito mais frequente nos gatos machos devido ao facto da sua uretra ser muito estreita.
O stress também altera o pH urinário. À medida que este aumenta, alguns gatos desenvolvem cristais de estruvite na bexiga, que podem agrupar-se e formar cálculos vesicais, representando outro risco de obstrução. A sua urina muito concentrada exacerba esta aglomeração porque os minerais que formam os cristais estão muito próximos.
Embora a cistite nervosa seja a principal causa de FLUTD em gatos, há outras condições que a podem causar. Algumas delas são:
Deve procurar assistência veterinária se observar algum dos seguintes sinais:
Sangue na urina ou uma coloração cor-de-rosa na urina.
Dificuldade na micção. Se o seu gato não estiver a urinar, trata-se de uma emergência médica.
Vocalizar/uivar enquanto urina, o que pode ser um sinal de grande desconforto.
Urinar em locais inadequados dentro de casa.
Aumento da frequência de micção.
Depósitos de areia à volta da extremidade posterior.
Higienização excessiva da zona abdominal.
Obviamente, parte do tratamento dependerá da causa exata. O veterinário deverá recolher uma amostra de urina e fazer análises sanguíneas, podendo também realizar uma radiografia ou uma ecografia da bexiga. Se estiver presente uma ITU, serão prescritos antibióticos. O tratamento e a prevenção da recorrência podem incluir:
Dar ao seu gato acesso ao ar livre, se possível.
Colocar vários bebedouros e comedouros em locais calmos e separados pela casa, para que nunca haja conflito por causa de alimento ou água. É necessário mais um de cada do que o número de gatos que tenha.
Colocar várias caixas de areia em outros locais tranquilos. Mais uma vez, coloque mais um do que o número de gatos. Tenha caixas de areia mesmo que tenha uma portinhola.
Colocar móveis e prateleiras em corredores, onde os seus gatos possam se cruzar uns com os outros. Isto permite-lhes circular livremente a diferentes níveis sem conflitos.
Utilizar difusores de feromonas para que os seus gatos se sintam mais relaxados.
A FLUTD é uma doença complexa, mas com uma intervenção rápida e um bom trabalho de equipa, o seu gato pode ter um excelente resultado e, com sorte, nunca mais voltar a sofrer deste problema. Tal como tudo na vida, mais vale prevenir do que remediar. Pense duas vezes antes de ter vários gatos e, se o fizer, fale com o seu veterinário ou siga os conselhos acima para manter a casa o mais harmoniosa e livre de stress possível desde o início. Evitar o stress para o seu gato tornará a sua vida muito mais livre de stress também!
Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS
Um dos nossos autores preparou este artigo para si
Hill's Science Plan Sterilised Cat alimento seco para gato adulto esterilizado com pato, especialmente formulado com Tecnologia ActivBiome+ Multi-Benefit. Nutrição perfeitamente equilibrada para satisfazer as necessidades dos gatos esterilizados, para que se mantenham em forma e saudáveis.
Hill's Science Plan Urinary Health alimento para gato adulto com frango promove a saúde do sistema urinário. Adequado para gatos esterilizados.
Hill's Science Plan Sterilised Kitten alimento para gatinho esterilizado com salmão, especialmente formulado com Tecnologia ActivBiome+ Multi-Benefit. Este alimento é cuidadosamente formulado para as necessidades de desenvolvimento dos gatinhos, para terem o melhor início de vida e alcançarem todo o seu potencial.
Hill's Science Plan Sterilised Cat alimento seco para gato adulto com frango, especialmente formulado com Tecnologia ActivBiome+ Multi-Benefit. Nutrição perfeitamente equilibrada para satisfazer as necessidades dos gatos esterilizados, para que se mantenham em forma e saudáveis.
Explore a derradeira checklist de um novo gatinho para garantir que dá ao seu gatinho o melhor início de vida. Para mais dicas sobre cuidados com gatinhos e conselhos sobre cuidados com gatos, visite Hill's Pet Nutrition.
O peso do seu gato é um indicador importante da sua saúde geral, e manter o seu peso controlado ajuda-o a manter-se saudável. Descubra mais com a Hill's Pet Nutrition.
Descubra a melhor altura para fazer a transição do seu gatinho para alimentos sólidos, de forma a terem um crescimento e um desenvolvimento saudáveis. Obtenha conselhos de especialistas sobre cuidados com gatinhos com a Hill's Pet Nutrition.
When you adopt a cat, you don't just gain a best friend; you could also be saving their life.
A nossa fórmula com baixas calorias ajuda-o a controlar o peso do seu gato. É rica em proteínas de elevada qualidade para a construção de massa muscular magra e elaborada com ingredientes específicos para uma refeição saborosa e nutritiva. Os antioxidantes clinicamente comprovados, como a Vitamina C e E, ajudam a promover um sistema imunitário saudável.
A nossa fórmula com baixas calorias ajuda-o a controlar o peso do seu gato. É rica em proteínas de elevada qualidade para a construção de massa muscular magra e elaborada com ingredientes específicos para uma refeição saborosa e nutritiva. Os antioxidantes clinicamente comprovados, como a Vitamina C e E, ajudam a promover um sistema imunitário saudável.