O seu gato está a vomitar? Notou uma mudança na cor ou na consistência das suas fezes? As náuseas e a diarreia são bastante comuns nos animais de companhia e podem ser causados por muitas coisas. Muitas vezes não é nada de preocupante - podem ter comido algo desagradável ou apanhado um vírus, tal como nós. Embora a maioria dos casos se resolva por si só, é preciso ter cuidado porque, por vezes, pode ser sinal de uma doença mais preocupante. Os vómitos, em especial, podem causar desidratação rápida. Seguem-se algumas indicações para o ajudar a decidir se as náuseas ou a diarreia do seu animal de companhia exigem cuidados veterinários.

Agir

O primeiro passo, se o seu gato estiver a vomitar, é parar de o alimentar e certificar-se de que tem muita água fresca disponível. Se o seu gato continuar a vomitar durante mais de 8 horas ou se os vómitos forem muito frequentes, consulte um veterinário. Normalmente, não há necessidade de suspender a alimentação se o gato tiver diarreia. A diarreia autolimitada deve normalmente desaparecer em 2-3 dias. No entanto, há algumas circunstâncias em que não deve esperar 24 horas antes de falar com o veterinário, se o seu gato estiver doente.

Contacte o seu veterinário se…

  • O seu gato for muito jovem ou geriátrico (pois podem ficar desidratados muito rapidamente)
  • O seu gato tiver um problema de saúde, por exemplo diabetes
  • O seu gato já estiver a tomar medicação. Peça aconselhamento sobre se a medicação pode ou deve ser interrompida enquanto o seu animal de companhia está doente
  • Se vir sangue no vómito ou na diarreia, ou se defecar conteúdo negro com aspeto de alcatrão
  • O seu gato pode parecer muito infeliz, ficar deprimido ou as gengivas aparentarem estarem secas e viscosas
  • Após 24 horas, se a dor abdominal do seu gato parecer estar a melhorar e precisar de conselhos sobre como o alimentar, fale com o seu veterinário. Os veterinários recomendam frequentemente um alimento especialmente formulado, como Hill's Prescription Diet i/d, em vez de um regresso imediato à alimentação normal do seu gato.

Um último conselho – contacte o seu veterinário antes de levar o seu gato à clínica veterinária. O veterinário pode pedir-lhe para aguardar numa zona de espera diferente se suspeitar que o seu gato possa ter um problema infeccioso.

Hills Author Hills Author
Autor da equipe

Um dos nossos autores preparou este artigo para si