Os gatos são bons a avisar-nos quando querem alguma coisa, quer seja vocalmente ou com o corpo. Mas o que é que o seu gato está a tentar dizer exatamente? Continue a ler para saber mais sobre o comportamento do seu gato.

O que estão os gatos a dizer através dos miados?

À medida que o gatinho cresce, os seus pequenos miados começam a ser substituídos por miados mais adultos e distintos. Curiosamente, os gatos aprenderam, através da domesticação, a "falar" com os humanos. Os miados praticamente nunca são dirigidos a outros gatos, apenas aos humanos. Por isso, ouça bem, porque eles estão a falar consigo!

Os miados baixos significam normalmente que o seu gato está desconfortável ou infeliz por algum motivo. Os miados agudos e estridentes significam que o gato está mais feliz e, se os repetir constantemente, está a pedir a sua atenção por algum motivo. Eventualmente, vai perceber quando o seu gatinho está a tentar dizer-lhe "dá-me de comer", "dá-me carinho" ou "já estou farto de ser acariciado!"

O que significa o ronronar?

O ronronar é normalmente um sinal de satisfação, embora nem sempre seja esse o caso. Um gato que esteja doente ou ansioso ronrona por vezes como forma de se acalmar. No entanto, na maior parte das vezes, quando o seu gatinho está a ronronar alto enquanto se esfrega em si ou se senta no seu colo, é um sinal de afeto ou um pedido de algo, como alimento.

Porque é que o seu gato bufa e rosna?

Se ouvir estes ruídos, é porque tem um gatinho assustado ou zangado. Estes ruídos são normalmente acompanhados por posturas e expressões, como o eriçar do pelo ou o puxar das orelhas para trás, quando tentam parecer o mais assustadores possível para se protegerem. Normalmente, bufam e rosnam durante encontros tensos com outros animais, mas também podem utilizar estes sons para comunicar que estão descontentes com algo que lhes esteja a fazer.

Porque é que os gatos esfregam o focinho em si?

Quando o seu gato esfrega o focinho em si, está a depositar feromonas das suas bochechas como forma de dizer "Meu!". As feromonas são mensagens químicas produzidas em todo o corpo de um gato que podem comunicar diferentes coisas, como posse, alarme ou estado sexual. Esfregar o focinho é um bom sinal, porque o seu gatinho está a mostrar que gosta de si e que se sente confortável na sua companhia.

Linguagem corporal da cauda do gato

A cauda de um gato é um excelente indicador dos seus sentimentos. Um gatinho feliz mantém a cauda direita para cima, mas se estiver assustado, coloca-a entre as patas ou eriça o pelo da cauda. O balançar amplo da cauda de um gato adulto mostra aborrecimento ou impaciência. Se estiver muito agitado, a cauda move-se rapidamente de um lado para o outro, o que é claramente um comportamento ameaçador. Uma cauda a contorcer-se é um sinal garantidamente de excitação e curiosidade do seu gatinho. Se estiver a acariciar um gato e a sua cauda começar a contorcer-se ou a abanar de um lado para o outro, é melhor retirar a mão, pois é muitas vezes um sinal de que ele já está farto. Certifique-se de que os seus filhos também conhecem estes sinais, porque se não perceberem estas comunicações subtis dos gatos, muitas vezes as crianças acabam por ser arranhadas ou mordidas. Culpamos demasiado frequentemente o gato, e o problema é nós simplesmente não repararmos no que ele nos estava a tentar dizer.

As orelhas do gatinho também lhe podem dar pistas. As orelhas levantadas são um indicador de interesse pelo que se passa à sua volta. Se as orelhas estiverem esticadas e inclinadas para a frente, está a sentir-se relaxado e sociável. Mas quando um gato baixa as orelhas contra a cabeça, é sinal de medo ou agressão. As orelhas voltadas para os lados também podem ser um sinal de tensão e alerta.

O que significa quando o seu gatinho manifesta o comportamento de "amassar o pão"?

É comum ver um gato a amassar o espaço onde está prestes a instalar-se ou quando se senta no seu colo ou peito. Este movimento indica contentamento e é um regresso ao tempo em que mamavam na mãe, em que "amassavam" a mama para aumentar o fluxo de leite.

Os hábitos do seu gato: cada vez mais curioso

Não há dúvida de que os gatos têm hábitos muito curiosos. Já alguma vez abriu um jornal em cima da mesa e tentou lê-lo com o seu gato à volta de si? Este saltará para a mesa e instalar-se-á mesmo no meio do jornal desafiando-o a movê-lo! Não o deixará trocar para outro jornal por nada e não irá conseguir levantar-se para ir lê-lo para uma cadeira confortável. Porquê? Porque, ao estar em cima do jornal, terá toda a sua atenção.

Revisto pela Dr.ª Emma Milne BVSc FRCVS e a Dr.ª Aileen Pypers, BSc, BVSc, PGDip

Hills Author Hills Author
Autor da equipe

Um dos nossos autores preparou este artigo para si