Quando abre a porta da sua vida a um gato, este torna a sua casa encantadora. Nunca deixará de se divertir com as coisas que ele faz, mas não se esqueça de que os gatos são muito inteligentes: eles sabem exatamente o que querem e como o obter. Isto é especialmente verdade no que toca à forma como os gatos acordam os seus tutores.

Entre outras coisas, eles nunca desistem de o tirar da sua cama. Seja de madrugada ou de manhã cedo, os gatos podem recorrer a um ou vários destes dez truques divertidos para perturbar o seu sono.

1. Arranhar e puxar o edredão

O seu gato adora uma cama macia e confortável, adornada com lençóis suaves, cobertores delicados e almofadas de espuma... a não ser que esteja pronto para acordar, claro. Nesse momento, não irá hesitar em tirar a capa do edredão da cama, afiando as garras nos lençóis. A maior parte das vezes, o seu gato faz isso para ficar com a cama toda para ele ou para o forçar a dar-lhe o pequeno-almoço.


2. Miar com o volume no máximo

Este é um dos truques mais conhecidos e nunca falha em arrancá-lo da cama (e o seu gato sabe-o). Os gatos têm miados distintos com diversos significados. Mesmo o mais pequeno dos gatinhos tem o poder de acordar o seu humano para obter alimento, para se divertir ou para ficar com o seu lugar no colchão. Se estiver acordado até pode ser divertido, mas esta é uma batalha perdida se estiver a tentar dormir.


3. Dar patadas na sua cara

Outro método infalível que os gatos utilizam para acordar os seus tutores é dar-lhe suaves patadas na cara enquanto dormem. Normalmente, os gatos utilizam as suas gentis mas persistentes patas, e uma pequena patinha tem o poder de o acordar do mais pesado dos sonos, simplesmente porque não desistem até conseguirem fazê-lo abrir os olhos.


4. Puxar o seu cabelo e mastigá-lo

Por vezes, os gatos recorrem a métodos menos habituais para acordar os tutores, se querem mesmo alguma coisa. Este truque é extremamente eficaz se tiver o cabelo comprido, o seu melhor amigo irá puxá-lo prontamente como se tivesse acabado de capturar a respetiva presa.


5. Massajar as suas pernas

Os gatos não têm limites pessoais (pelo menos, até se retirarem para o seu esconderijo quando um estranho se aproxima demasiado). Andam à sua volta - ou em cima de si, massajando as suas pernas ou mesmo a sua barriga quando lhes apetecer. Mas é um gesto simpático: os gatos procedem desta forma para se confortarem, mas se tal for acompanhado por um andar intenso e/ou um miado constante, é provável que queiram alguma coisa, refere o The Old Farmer's Almanac.


6. Mordiscar os seus dedos dos pés

Não é propriamente morder, mas as mordidelas nos seus dedos dos pés são suficientemente desconfortáveis para o acordar da terra dos sonhos e satisfazer as necessidades do seu irrequieto amigo. Embora na brincadeira, as suaves mordidelas mostram que o seu gato é determinado e não aceita um não como resposta.


7. Deitar jarras abaixo

A menos que aparafuse todas as suas jarras, este é um truque a que o seu gato vai recorrer repetidamente. Porquê? Porque funciona. Seja um livro, uma caneta ou o comando da televisão, o seu gato encontrá-lo-á e atirá-lo-á ao chão. E vai ouvi-lo, seja onde for que caia. Mas que malandro, será o seu pensamento. Mas ele conseguiu o que queria: a sua atenção.


8. Mexer em fios elétricos

Poderá orgulhar-se de ter tirado todos os fios da sua mesa de cabeceira, mas o seu gatinho não ficou impressionado. O seu gato encontrará outra forma de interromper o seu sono. O ritmo incessante do seu gato ao mexer no fio elétrico de um despertador ou candeeiro? Parece um barulho inofensivo durante o dia, mas é mais que certo que o irá deixar irritado se estiver a tentar dormir.


9. Trazer peluches para a sua cama

Por natureza, o seu gatinho é um caçador: o seu instinto está sempre ativo, mesmo quando ainda tem algumas horas para dormir. Terá a necessidade urgente de lhe trazer a sua "presa" e uivar até acordá-lo, para que agradeça o favor que acaba de lhe fazer.


10. Olhá-lo nos olhos

Outro hábito exclusivo do seu melhor amigo é olhar em frente, com o olhar vazio, sem motivo aparente. Não é muito agradável abrir os olhos e dar de caras com o seu gatinho sentado a centímetros da sua cara, com o seu olhar fixo em si. Há quanto tempo estará a olhar assim para si? O melhor é sair da cama sem fazer perguntas.

As formas divertidas que os gatos arranjam para nos acordar podem nem sempre ter tanta graça a meio da noite, mas os métodos inteligentes e criativos do seu melhor amigo revelam a consideração e amor que sente pelo seu tutor.

Christine O'Brien Christine O'Brien

Christine O'Brien é uma escritora, mãe e tutora de gatos há muito tempo, cujos dois gatos de raça Russian Blue dominam a casa. O seu trabalho também aparece em Care.com, What to Expect e Fit Pregnancy, onde escreve sobre animais de companhia, gravidez e vida familiar. Encontre-a e siga-a no Instagram e no Twitter @brovelliobrien.