Ter um cachorro na família é um momento emocionante para todos, mas também pode trazer novas experiências e preocupações para os tutores. Por exemplo, já reparou que o seu cachorro parece ter a pele seca ou descamação da pele que se assemelham a caspa? Isto pode ser particularmente notório se o seu cachorro for de cor escura, ou se vir os flocos onde ele esteve deitado numa cama escura.

Sinais de pele seca nos cachorros

Com qualquer recém-chegado, temos tendência a ser muito sensíveis e vigilantes aos mais pequenos problemas. Isto é excelente porque os tutores mais observadores são os que conseguem ver quando as coisas não estão bem desde o início e adiantar-se ao tratamento.

Como deve imaginar, o sinal mais óbvio de pele seca nos cachorros é o que parece ser caspa no pelo. É uma boa ideia habituar o seu cachorro a ser manuseado com cuidado desde jovem. Desta forma, pode passar as mãos pelo corpo e separar o pelo em alguns sítios e verificar a pele algumas vezes por semana. Pode também habituá-lo a ser manuseado para coisas como secar as patas ou verificar as orelhas e os dentes. Se o fizer desde pequeno, e de uma forma positiva e com recompensas, pode realmente pagar dividendos mais tarde na vida, e ajudará também nos exames veterinários.

Em alguns cachorros com pelo curto ou escuro, a acumulação de caspa pode ser muito óbvia. No entanto, é necessário observar efetivamente a pele dos cães de pelo médio e comprido ou de cor muito clara.

Pode encontrar uma acumulação de escamas nalguns sítios mais do que noutros, como no pescoço ou perto da base da cauda. Isto pode dever-se apenas ao facto de serem os locais mais difíceis de alcançar quando o cachorro escova os dentes.

Pode também notar que o seu cachorro se coça mais do que estava à espera. Isto porque a acumulação de pele seca pode ser bastante irritante e causar comichão.

Causas da pele seca nos cachorros e o que fazer

Há duas razões principais para o seu cachorro ter pele seca:

  1. É normal nos cachorros. Os cachorros tendem a ter uma pele ligeiramente mais seca do que os cães adultos porque as glândulas sebáceas da sua pele ainda estão a desenvolver-se. Estas são as glândulas que segregam óleos naturais na pele e no pelo para ajudar a mantê-los hidratados e saudáveis. Se o seu cachorro não se coça constantemente e parece estar bem de resto, pode tentar escová-lo suavemente algumas vezes por semana. Isto ajudará a remover a pele morta e também estimulará as glândulas que produzem os óleos.

  2. Parasitas. Os cachorros podem apanhar parasitas como ácaros, piolhos ou pulgas das suas mães e do seu ambiente. Alguns parasitas causam comichão intensa, e o coçar que se segue provoca a escamação da pele. Alguns parasitas, como os Cheyletiella, parecem-se com caspa. Neste caso, se olharmos com atenção, podemos ver a caspa a mexer-se, daí o seu nome "caspa ambulante"! É importante notar que se um membro da sua família estiver a sofrer de comichão na pele ao mesmo tempo que o seu cachorro, então pode ser uma possibilidade real que a Cheyletiella se tenha espalhado do cachorro para o ser humano ou vice-versa, por isso é do seu interesse verificar com um veterinário e também consultar o seu médico.

Procurar ajuda

Espera-se que o seu cachorro vá regularmente ao veterinário para ser pesado, vacinado, etc. Se não estiver muito preocupado, basta telefonar e pedir um exame da pele na sua próxima consulta. Se o seu cachorro parecer irritado, se estiver a coçar muito, ou se estiver a perder pelo e tiver manchas sem pelo ou crostas, então é definitivamente necessária uma visita ao veterinário.

Além disso, fale com o veterinário sobre a alimentação a dar ao seu cachorro. Uma nutrição ideal é realmente importante durante o crescimento e os cachorros de diferentes tamanhos têm necessidades diferentes. O crescimento é um trabalho árduo e, se a alimentação não for adequada, a pele e o pelo são frequentemente os primeiros a sofrer. Alimentar um cachorro com um alimento de elevada qualidade, completo e equilibrado desde o início vai permitir-lhe a si e ao seu cachorro começar com o pé direito.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA

Hills Author Hills Author
Autor da equipe

Um dos nossos autores preparou este artigo para si