

Ter um cachorro na família é um momento emocionante para todos, mas também pode trazer novas experiências e preocupações para os tutores. Por exemplo, já reparou que o seu cachorro parece ter a pele seca ou descamação da pele que se assemelham a caspa? Isto pode ser particularmente notório se o seu cachorro for de cor escura, ou se vir os flocos onde ele esteve deitado numa cama escura.
Sinais de pele seca nos cachorros
Com qualquer recém-chegado, temos tendência a ser muito sensíveis e vigilantes aos mais pequenos problemas. Isto é excelente porque os tutores mais observadores são os que conseguem ver quando as coisas não estão bem desde o início e adiantar-se ao tratamento.
Como deve imaginar, o sinal mais óbvio de pele seca nos cachorros é o que parece ser caspa no pelo. É uma boa ideia habituar o seu cachorro a ser manuseado com cuidado desde jovem. Desta forma, pode passar as mãos pelo corpo e separar o pelo em alguns sítios e verificar a pele algumas vezes por semana. Pode também habituá-lo a ser manuseado para coisas como secar as patas ou verificar as orelhas e os dentes. Se o fizer desde pequeno, e de uma forma positiva e com recompensas, pode realmente pagar dividendos mais tarde na vida, e ajudará também nos exames veterinários.
Em alguns cachorros com pelo curto ou escuro, a acumulação de caspa pode ser muito óbvia. No entanto, é necessário observar efetivamente a pele dos cães de pelo médio e comprido ou de cor muito clara.
Pode encontrar uma acumulação de escamas nalguns sítios mais do que noutros, como no pescoço ou perto da base da cauda. Isto pode dever-se apenas ao facto de serem os locais mais difíceis de alcançar quando o cachorro escova os dentes.
Pode também notar que o seu cachorro se coça mais do que estava à espera. Isto porque a acumulação de pele seca pode ser bastante irritante e causar comichão.